segunda-feira, 2 de maio de 2016

Momento do Intraempreendedor -Dica para alcançar metas muito arrojadas

Momento do Intraempreendedorismo - Dica para alcançar metas muito arrojadas !!!


Você sabe lidar com a pressão no trabalho, quando as metas estão altas demais?


Nos dias atuais, cada vez mais aumenta a pressão por resultados e você como profissional é desafiado a ultrapassar seus limites para alcançar metas cada vez mais arrojadas, aparentemente impossíveis de serem alcançadas.

Mas, felizmente existe uma maneira que pode ajudar você a realizar metas arrojadas, mesmo sobre alta pressão sem entrar em estresse emocional, mas para explicá-la, farei referência a dois conceitos do Peter Senge, autor do livro A Qinta Disciplina.

O autor diferencia a tensão criativa da tensão emocional, onde a tensão criativa refere-se à distância entre o estado atual e o estado do objetivo desejado, e essa tensão é que coloca a pessoa em movimento na direção das metas, ou seja, se o objetivo for muito fácil acaba gerando desânimo e falta de interesse, mas se o mesmo estiver longe demais, e complexo, essa tensão criativa transforma-se em tensão emocional com potencial para o desenvolvimento do estresse na pessoa.

Uma forma de você contornar a situação quando existem metas muito grandes para serem alcançadas é a de criar submetas, de maneira que o objetivo possa ser visualizado como algo possível de ser alcançado passo a passo.

O grande problema está quando você foca sua atenção apenas na conquista da meta, a qual na verdade é o resultado de uma série de ações durante o caminho percorrido rumo à mesma, ou seja, o resultado final é a soma de pequenas conquistas que de certa forma fortalecem você para continuar com as ações para conquistar algo maior.

Estabeleça também a prática de comemorar cada uma das suas vitórias, ou seja, a cada submeta concluída, independentemente se estas pareçam insignificantes aos olhos dos outros, pois o que importa é que são significantes para você.

Procure criar o hábito de documentar suas metas com suas respectivas submetas e periodicamente registre os seus progressos, pois desta forma você amplia sua visão da caminhada rumo aos seus objetivos.

Quero fazer agora, uma pergunta para você! "Você já comemorou alguma coisa no dia de hoje?" 

Sugiro que pare agora, descubra pelo menos um  motivo para comemorar e o faça com seus amigos ou mesmo sozinho, com um cafezinho, com um sorriso, não importa a forma, comemore cada uma das suas conquistas, por menor que sejam.

Abraços 
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário